quarta-feira, 24 de março de 2010

Estágio de Observação



Aprendizagens de chegada

O portão da escola representa para o estagiário uma oportunidade de reflexão. Deixar-se ficar no portão da escola é uma experiência de compreensão do que acontece lá dentro. O panorama que se descortina, vista a partir do espaço escolar, pode trazer à tona alguns aspectos que talvez nunca tenhamos observado antes: a vida da comunidade, a movimentação na frente da escola, costumes, preferências e regionalidade.

O diagnóstico da escola

"Diagnóstico consiste em levantamentos de dados e informações para se ter uma visão de conjunto das necessidades e problemas da escola e faciliatar a escolha de alternativas de solução, mas o diagnóstico tem que ser compreendido como estático e dinâmico; no primeiro caso, é ponto de partida, no segundo é processo, postura que aponta para a constante revisão, checagem das necessidades que capta as transformações e as permanências a partir das ações empreendidas. É condição necessária para a construção do projeto de intervenção".

terça-feira, 16 de março de 2010

Reunião na Escola Dom Jairo

A reunião na escola campo de estágio aconteceu no dia 05/03/2010 às 16:00 horas. Estavam presentes a equipe da escola, diretora, coordenadora e estágiários da UESB. Inicei a reunião apresentando a pauta com os seguintes pontos: momento de reflexão,
apresentação dos estagiários e professores, apresentação do cronograma de estágio e definição do projeto de estágio.
Após a leitura do texto de reflexão, enfatizei a necessidade de reafirmar a parceria existente entre a escola e a universidade, destacando a importância do saber da experiência dos professores regentes, do estágio numa perspectiva de aprendizagem para os alunos que ainda não exercem o magistério e de formação contínua para os alunos que já exercem o magistério. Em seguida apresentei os estágiários aos professores. Os professores da escola falaram da sua realidade em sala de aula e os estagiários das suas expectátivas em relação ao estágio. Discutimos o conograma do estágio e definimos o projeto que terá com tema: Sou criança, twenho valores!
Sem mais, agradecemos a recepção calorosa de todos e votamos para nossas casas.

quinta-feira, 4 de março de 2010

A Pesquisa como eixo da formação docente



Existe a necessidade de fazer da pesquisa uma atitude cotidiana no professor e no aluno.

Apesar de reconhecermos a seriedade com que os pesquisadores brasileiros vem produzindo uma consistente literatura no âmbito da educação, os efeitos de tais avanços pouco se refletem no interior das escolas. Ou seja a escola continua produzindo analfabetos, analfabetos funcionais e iletrados.
Sabe-se quanto é dificil a superação entre da dicotomia entre o fazer e o pensar matrizada na divisão do trabalho e na hierarquização: uns para fazer, outros para pensar,,uns denominando a toria, outros limitados a prática mecanizante. Os impasses são por demais evidentes.Quem vive o cotidiano da escola não se reconhece no texto teórico, sentindo-se negado;Quem teoriza precisa estar atento para não se abstrair da realidade da escola, exorcisando o que possa tumultuar a racionalidade do constructo teorico elaborado.
Pensando alternativas para o impasse é que propomos a idéia discutir a questão por outro ângulo entendo que a pesquisa , não sendo um fim em sí mesma, pode ser a consequência de um fazer que o indivíduo faz e coloca questões.
É preciso recuperar o fazer pensando ou seja torná-se um professor pesquisador.Partindo do princípio de que a ação e a reflexão compoem uma relação dialógica e dialética.