segunda-feira, 30 de março de 2009

O amor é contagioso


O filme conta a história do estudante de medicina, Patch Adms, que ao entrar na universidade, procura em seus professores a resposta para suas dúvidas a respeito da formação profissional. Ao observar seus mestres em ação, suas atitudes e principalmente da forma como eles se relacionamcom os seus pacientes Patch despertou a consciência de que aos tratamentos médicos falta algo fundamental, a humanidade, entendida como respeito, apreço,consideração, estima e calor humano da parte dos médicos em relação aos seus pacientes.
Patch Adms mesmo com suas frustações de vida percebe que ajudando outros a superarem suas dificuldades, medos e perdas,está vencendo seus próprios traumas.
Questionando os métodos tradicionais da faculdade de medicina e a doutrina ortodoxa que trata apenas a patologia se esquecendo da valorização do ser humano como um todo, O doutor Patch explana que todos sabemos como o amor é importante e, mesmo assim, com que frequencia o demonstramos? Ele se utiliza de métodos nada convencionais e surpresas incríveis para aplacar a ansiedade dos pacientes. Patch foi o pioneiro na idéia, de que Compaixão, envolvimento e empatia têm tanto valor quanto remédios e avanços tecnológicos. É simplesmente maravilhoso! Vale a pena assistir e re-assistir.
Reflexões importantes:
Crítica ao currículo que perpetua a separação teoria x prática ;
Crítica ao modelo tradicional de educação;
Necessidade da mediação teorico-metodológica na construção da práxis docente;
A pesquisa como eixo central na formação do educador,
O AMOR como vírus a se espalhar entre as pessoas e infectá-las de boas intenções no espaço escolar.

5 comentários:

Jamille Barbosa Lima disse...

Seu comentário foi de extrema importância, pois precisamos de fato humanizar através do amor o conhecimento, para que o mesmo torne-se acessivel a todos, principalmente nas Instituições Escolares.Jamille Barbosa

Pensamentos da Pedagogia disse...

Este filme é imperdível! Uma verdadeira lição de vida e de amor ao próximo. Vale a pena assistir e refletir sobre ele!

Valter Amorim disse...

este filma e muito bom. todos deveriam assistir.

ROMENISE,PEROLINA E REGINALVA disse...

Já assisti esse filme várias vezes e essa reflexão da humanização,não vale só para área de saúde, acredito que também se inseri na área educacional,passemos a também a ver o aluno com uma visão holística,como um todo,parabéns por essa sugestão.

Teacher Janice disse...

Esta estrada é longa, as reflexões super interressantes. Os links muito úteis.
E... a propósito, Patch Adams! Isto é covardia... Adooooooooro!
Beijos e parabéns.
Sou Janice da Especialização em Mídias - UESB, tutora Cristiane.