quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

1º Encontro com a turma de Pedagogia



Construindo a Colcha de Retalhos.

No primeiro encontro com os alunos do 8º Semestre de Pedagogia, foi possível refletir sobre a intinerãncia da turma no magistério apartir das fontes pré-profissionais e profissionais.
Após exibir cenas do filme "Forest Gamp" mobilizamos o grupo em torno do tema: Histórias de vida e formação. Montamos um ateliê pedagógico e ao som de cantigas de roda revisitamos através da memória os lugares, as pessoas e os fatos que marcaram a nossa trajetória. Construimos juntos uma bela colha de retalhos com histórias de vidas ricas em signicação.
" A vida é como uma caixa de bombons, você nunca sabe o que vai encontrar."

Um comentário:

Rosana Nascimento disse...

Edjane,
Fomos desafiados a relatar a nossa trajetória de uma forma dinâmica: construindo uma colcha de retalhos. O relato de cada aluno narra a trajetória das experiências da vida acadêmica. Cada um costura um pedaço de pano que nos remete a pensar que cada retalho esta relacionado a momentos que marcaram de maneira significativa, e ao fazer isto, temos o produto final, a colcha de retalhos, mostrando em cada pedacinho como foi construído o aprendizado.

A interação com os demais colegas e professoras foi importante para a formação das nossas principais estruturas do conhecimento. Os conteúdos das experiências relatadas nos ajudaram a somar e a enriquecer cada trajetória individual. Sabemos que temos um caminho longo pela frente. Mas um pouquinho de mim, um pouquinho de você, faremos um todo, um todo melhor acontecer em prol da educação.