quarta-feira, 24 de março de 2010

Estágio de Observação



Aprendizagens de chegada

O portão da escola representa para o estagiário uma oportunidade de reflexão. Deixar-se ficar no portão da escola é uma experiência de compreensão do que acontece lá dentro. O panorama que se descortina, vista a partir do espaço escolar, pode trazer à tona alguns aspectos que talvez nunca tenhamos observado antes: a vida da comunidade, a movimentação na frente da escola, costumes, preferências e regionalidade.

O diagnóstico da escola

"Diagnóstico consiste em levantamentos de dados e informações para se ter uma visão de conjunto das necessidades e problemas da escola e faciliatar a escolha de alternativas de solução, mas o diagnóstico tem que ser compreendido como estático e dinâmico; no primeiro caso, é ponto de partida, no segundo é processo, postura que aponta para a constante revisão, checagem das necessidades que capta as transformações e as permanências a partir das ações empreendidas. É condição necessária para a construção do projeto de intervenção".

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, sempre venho até este site para ler mais sobre os diversos assuntos nele abordados. Nem sempre deixo comentários porque prefiro apenas ler e usar no meu dia a dia o que aprendo. Dessa vez, porém, quis escrever porque hoje é meu aniversário e também porque comecei algo bem legal para contribuir com a comunidade de blogueiros. Escrevi um artigo para falar mais disso e nele falo as frases de amor para status